1. UEPA 2015 Leia o texto para responder à questão. Platão:
A massa popular é assimilável por
natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros,
sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o
poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor.
Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo
opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem
bastante bem o seu caráter insuficiente.
Os argumentos de Platão, filósofo
grego da antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
a. oligarquia
b. república
c. monarquia
d. plutocracia
e. democracia
2. UEL 2014 A República de Platão consiste na busca racional de uma
cidade ideal. Sua intenção é pensar a política para além do horizonte da
decadência da cidade-Estado no século de Péricles.
O esquema a seguir mostra como se
organizam as classes, segundo essa proposta.
Com base na obra de Platão e no
esquema, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir:
( ) As três imagens do Bem na cidade justa
de Platão, o Anel de Giges, a Imagem da Linha e a da Caverna, correspondem,
respectivamente, à organização das três classes da República.
( ) Na cidade imaginária de Platão, em todas
as classes se contestam a família nuclear e a propriedade privada, fatores
indispensáveis à constituição de uma comunidade ideal.
( ) Na cidade platônica, é dever do filósofo
supri-la materialmente com bens duráveis e alimentos, bem como ser responsável
pela sua defesa.
( ) O conceito de justiça na cidade
platônica estende-se do plano político à tripartição da alma, o que significa
que há justiça na República mesmo havendo classes e diferenças entre elas.
(
) O filósofo, pertencente à
classe dos magistrados, é aquele cuja tarefa consiste em apresentar a ideia do
Bem e ordenar os diferentes elementos das classes, produzindo a sua harmonia.
Assinale a alternativa que
contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a.
V – V – F – F – F.
b.
V – F – V – V – F.
c.
F – F – F – V – V.
d.
F – V – V – F – V.
e.
F – V – F – V – F.
O filósofo Platão é retratado apontando para o
alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na
qual o homem descobre a:
a. realidade inteligível por meio do método
dialético.
b. suspensão do juízo como reveladora da verdade.
c. salvação da condição mortal pelo poder de Deus.
d. essência das coisas sensíveis no intelecto
divino.
e. ordem intrínseca ao mundo por meio da
sensibilidade.
4. UEL 2013 Leia
o texto a seguir.
Tudo isso ela [Diotima] me ensinava, quando sobre
as questões de amor [eros] discorria, e uma vez ela me perguntou: – que pensas,
ó Sócrates, ser o motivo desse amor e desse desejo? A natureza mortal procura,
na medida do possível, ser sempre e ficar imortal. E ela só pode assim, através
da geração, porque sempre deixa um outro ser novo em lugar do velho; pois é
nisso que se diz que cada espécie animal vive e é a mesma. É em virtude da
imortalidade que a todo ser esse zelo e esse amor acompanham.
(Adaptado de: PLATÃO. O Banquete. 4.ed. São Paulo:
Nova Cultural, 1987, p.38-39. Coleção Os Pensadores.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o amor
em Platão, assinale a alternativa correta:
a. A aspiração humana de procriação, inspirada por
Eros, restringe-se ao corpo e à busca da beleza física.
b. O eros limita-se a provocar os instintos
irrefletidos e vulgares, uma vez que atende à mera satisfação dos apetites
sensuais.
c. O ser humano é idêntico e constante nas diversas
fases da vida, por isso sua identidade iguala-se à dos deuses.
d. Os seres humanos, como criação dos deuses,
seguem a lei dos seres infinitos, o que lhes permite eternidade.
e. O eros físico representa a vontade de
conservação da espécie, e o espiritual, a ânsia de eternização por obras que
perdurarão na memória.
5. UEG 2013
A expressão “Tudo o que é bom, belo e justo anda junto” foi escrita por um dos
grandes filósofos da humanidade. Ela resume muito de sua perspectiva
filosófica, sendo uma das bases da escola de pensamento conhecida como:
a. platonismo, estabelecida por Platão, no qual se
entendia o mundo físico como uma imitação imperfeita do mundo ideal.
b. cartesianismo, estabelecida por Descartes, no
qual se acredita que a essência precede a existência.
c. estoicismo, que tem no imperador romano Marco
Aurélio um de seus grandes nomes, que pregava a serenidade diante das
tragédias.
d. existencialismo, que tem em Sartre um de seus
grandes nomes, para o qual a existência precede a essência.
6. UNCISAL
2012 No contexto da Filosofia Clássica, Platão e Aristóteles possuem lugar
de destaque. Suas concepções, que se opõem, mas não se excluem, são amplamente
estudadas e debatidas devido à influência que exerceram, e ainda exercem, sobre
o pensamento ocidental. Todavia é necessário salientar que o produto dos seus
pensamentos se insere em uma longa tradição filosófica que remonta a Parmênides
e Heráclito e que influenciou, direta ou indiretamente, entre outros, os
racionalistas, empiristas, Kant e Hegel.
Observando o cerne da filosofia de Platão, assinale
nas opções abaixo aquela que se identifica corretamente com suas concepções.
a. A dicotomia aristotélica (mundo sensível X mundo
inteligível) se opõe radicalmente as concepções de caráter empírico defendidas
por Platão.
b. A filosofia platônica é marcada pelo
materialismo e pragmatismo, afastando-se do misticismo e de conceitos
transcendentais.
c. Segundo Platão a verdade é obtida a partir da
observação das coisas, por meio da valorização do conhecimento sensível.
d. As concepções platônicas negam veementemente a
validade do Inatismo.
e. Para Platão, a realidade material e o
conhecimento sensível são ilusórios.
7. UFU 2011
No pórtico da Academia de Platão, havia a seguinte frase: “não entre quem não
souber geometria”. Essa frase reflete sua concepção de conhecimento: quanto
menos dependemos da realidade empírica, mais puro e verdadeiro é o conhecimento
tal como vemos descrito em sua Alegoria da Caverna.
“A ideia
de círculo, por exemplo, preexiste a toda a realização imperfeita do círculo na
areia ou na tábula recoberta de cera. Se traço um círculo na areia, a ideia que
guia a minha mão é a do círculo perfeito. Isso não impede que essa ideia também
esteja presente no círculo imperfeito que eu tracei. É assim que aparece a
ideia ou a forma.”
JEANNIÈRE, Abel. Platão. Tradução de Lucy
Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 170 p.
Com base nas informações acima, assinale a
alternativa que interpreta corretamente o pensamento de Platão.
a. As ideias são as verdadeiras causas e princípio
de identificação dos seres; o “mundo inteligível” é onde se obtêm os
conhecimentos verdadeiros.
b. A Alegoria da Caverna demonstra, claramente, que
o verdadeiro conhecimento não deriva do “mundo inteligível”, mas do “mundo
sensível”.
c. Todo conhecimento verdadeiro começa pela
percepção, pois somente pelos sentidos podemos conhecer as coisas tais quais
são.
d. Quando traçamos um círculo imperfeito, isto
demonstra que as ideias do “mundo inteligível” não são perfeitas, tal qual o
“mundo sensível”.
8. UNCISAL
2011 Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria
da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que:
a. se trata de uma obra religiosa que narra o
encontro do filósofo com Deus.
b. seu percurso narra o aprisionamento do filósofo,
que perde a liberdade de que desfrutava e passa a viver solitário em uma
caverna.
c. o texto exalta a importância dos sofistas para o
conhecimento filosófico.
d. se trata de um texto que apresenta dimensões
pedagógicas, filosóficas e políticas.
e. o texto pressupõe a identificação do
conhecimento filosófico com o senso comum.
E o gabarito onde esta?
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