Novo Horizonte do Sul

28/05/2017

BLOCOS ECONÕMICOS


Os blocos econômicos são associações criadas entre os países, a fim de estabelecer relações econômicas entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias que estão sempre buscando o crescimento. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado mundial para aguentar o ritmo acelerado dos países.

Essa união acontece por interesses mútuos e pela possibilidade de crescimento em grupo. Esse crescimento passou a ser bem visto porque logo se percebeu que, por mais forte que fosse uma economia, ela não poderia competir de igual para igual com grupos de economias unidas entre si.

Blocos Econômicos
Bloco econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também à integração social. Tem como uma das ideias principais garantir uma maior integração entre países e trazer a facilitação do comércio. Os blocos econômicos começaram a surgir no fim da década de 40, após a 2ª Guerra Mundial. Nesse período, a Europa estava devastada por causa da guerra e também era fortemente influenciada pelo mercado norte-americano, que estava em processo de crescimento econômico e, portanto, poderia ameaçar as economias europeias.
O primeiro bloco econômico nasceu em 1944 com a criação da BENELUX formada por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Seu objetivo era ajudar os países-membros a se recuperarem da guerra. Após ele, principalmente depois da Guerra Fria, outros foram criados.

Classificação dos Blocos
São definidos quatro estágios ou tipos de blocos:

Área Livre Comércio: primeiro seria a determinação de uma área de livre comércio, que significa que produtos produzidos por um país podem entrar em países que têm esse acordo de livre comércio com ele, isento de taxas e burocracias tradicionais de uma importação normal;

União Aduaneira: numa segunda fase, de interesses mais amplos, a união aduaneira apresenta a implementação de condutas de comércio, além de regras para comércios com países que não fazem parte dessa união.

Mercado Comum: a terceira parte é a criação de um mercado comum, que implica numa integração maior entre as economias e regras de comércio interno e externo, além de englobar a passagem de mercadorias, pessoas e capital entre esses países de forma livre.

União Econômica e Monetária: o estágio máximo de ligação é o de união econômica e monetária, que é um mercado comunitário, mas com o diferencial de ter uma moeda comum em circulação nos países que compõem esse grupo.
Esses estágios são baseados nas fases ou categorias vividas pelos blocos, mas há uma ordem obrigatória para sua criação. O bloco que seguiu todos os passos citados foi a União Europeia, mas outros já formados não seguiram necessariamente essa ordem.
O Mercosul, por exemplo, é classificado como união aduaneira; a União Europeia já atingiu o nível de união econômica e monetária. Aliás, esses passos são baseados na formação desse bloco.



Principais Blocos Econômicos

União Europeia
Na Europa existe a União Europeia que é um bloco formado por 28 países. Ele surgiu pela necessidade dos países de se unirem após a destruição causada pela 2ª Guerra Mundial. Ele contém economias fortes que conseguiram resistir a diversas crises econômicas mundiais. Sua moeda comum é o Euro, mas existem aqueles que não aderiram à moeda. Ainda que a Grécia, Espanha e outros países tenham passado por sérias dificuldades, o fato de estarem inclusos na União Europeia os deu proteção e inclusive apoio financeiro quando foi preciso.

CEI
Há ainda na Europa, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que foi criada em 1991. Ela é formada pelos países Armênia, Cazaquistão, Belarus, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Ucrânia, Uzbequistão, Azerbaidjão e Turcomenistão (membro associado).

Mercosul
O Mercosul é um bloco que foi criado em 1992, sendo formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela entrou no bloco em 2012, mas existem outros em processo de adesão e associados. O objetivo da Mercosul é trazer uma integração política, econômica e social entre os países participantes, auxiliar no aumento da qualidade de vida e fortalecer o vínculo entre os cidadãos do bloco.

Nafta
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) foi criado oficialmente em 1994 e é formado por México, Estados Unidos e Canadá. O principal objetivo do bloco é manter políticas comuns com relação a barreiras alfandegárias, leis financeiras, padrões e acesso aos mercados dos países-membros.

Comunidade Andina de Nações - Pacto Andino
A Comunidade Andina de Nações foi criada em 1969, formada pela Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Tem como foco a integração comercial e o acesso dos mercados. É um dos principais parceiros dos Estados Unidos.

APEC
A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) foi criada em 1993, na Conferência de Seattle, nos Estados Unidos e é formada por países das Américas, da Oceania e a Ásia.
Globalização
Todo esse movimento de união de países, às vezes perto geograficamente outras vezes não, só é possível pelas seguidas formas que o homem achou de aproximar pessoas distantes. Os avanços no setor da comunicação possibilitaram esse contato e fizeram com que os indivíduos conhecessem e vivessem culturas e costumes diferentes de outras regiões que, antes desses avanços, eram improváveis de se conhecer.
Outro fator importante foram os avanços do setor de transportes. Aviões com capacidade e comodidade cada vez maior deram a chance de mais e mais pessoas realizarem viagens para lugares distintos, gastando um tempo menor do que anos anteriores. Isso é o chamado efeito da globalização que integra países e aproxima nações.

Lista dos Blocos Econômicos no Mundo
Países ACP (Associação de países da África, Caribe e Pacífico)
ACP-EU (Acordo de Cotonou. Um acerto comercial entre a União Europeia)
AEC (Associação dos Estados do Caribe)
AELC (Associação Europeia de Livre Comércio)
ALADI (Associação Latino-Americana de Integração)
ALALCt (Associação Latino-Americana de Livre Comércio)
ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas)
ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)
APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)
ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático)
CEFTA (Acordo Centro-Europeu de Livre Comércio)
CAFTA-DR (Comunidade de Livre Comércio entre Estados Unidos Central e República Dominicana)
CAN (Comunidade Andina de Nações)
CAO (Comunidade da África Oriental)
CARICOM (Comunidade do Caribe)
CARIFTAt (Associação de Livre Comércio do Caribe)
CEA (Comunidade Econômica Africana)
CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental)
CEEA (Comunidade Econômica Eurasiática)
CEEAC (Comunidade Econômica dos Estados da África Central)
CEI (Comunidade dos Estados Independentes)
CEMAC (Comunidade Econômica e Monetária da África Central)
IBAS (Fórum de Diálogo Índia-Brasil - África do Sul)
COMECOMt (Conselho para Assistência Econômica Mútua)
COMESA (Mercado Comum da África Oriental e Austral)
MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)
NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio)
OCDE (Organização para a Cooperação e desenvolvimento Econômico)
OECO (Organização dos Estados do Caribe Oriental)
SAARC (Associação Sul- Asiática para a Cooperação Regional)
SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral)
UA (União Africana)
UAAA (União Aduaneira da África Austral)
UE (União Europeia)
UEMOA (União Econômica e Monetária dos Oeste Africano)
UMA (União do Magrebe Árabe)
UNASUL (União de Nações Sul-Americanas)
Fonte: http://blocos-economicos.info/



Nenhum comentário:

Postar um comentário