1. ESPM 2013 (...) A batalha de Maratona
foi longa e cheia de peripécias. Os bárbaros conseguiram desbaratar as fileiras
do centro do exército ateniense, pondo em fuga os remanescentes; mas as duas
alas compostas de atenienses e plateus atacaram as forças adversárias que
haviam rompido o centro do exército, impondo-lhes uma derrota irreparável.
Vendo-as fugir lançaram-se em sua perseguição, matando e esquartejando quantos
encontraram pela frente, até a beira mar, onde se apoderaram de alguns dos
navios inimigos.
Assinale a alternativa que apresente,
respectivamente, o nome da guerra em que ocorreu a batalha de Maratona bem como
os bárbaros, mencionados no texto:
a. Guerra do Peloponeso - troianos;
b.Guerras Médicas - troianos;
c. Guerra do Peloponeso - persas;
d. Guerras Púnicas - cartagineses.
e. Guerras Médicas – persas.
2. FGV 2012 Sobre a Guerra do Peloponeso
(431-404 a.C.), é correto afirmar que
a. a vitória militar de Atenas permitiu a
ampliação dos direitos de cidadania, com a incorporação dos estrangeiros nas
instâncias da democracia ateniense.
b. a sua mais importante decorrência foi a
criação da democracia ateniense, fruto do contato de Atenas com a cidade-Estado
de Esparta.
C. as suas origens encontram-se num
momento especial da história ateniense, pois a sua democracia atingia então o
seu máximo desenvolvimento.
d. a vitória de Atenas, aliada aos
tebanos, permitiu que a democracia fosse levada a todas as cidades-Estado, além
de aumentar o poderio militar grego.
e. a surpreendente vitória de Corinto
permitiu o seu expansionismo territorial pela Asia Menor e a consolidação da
democracia em Esparta.
3. UFTM 2011 A cultura helenística
originou-se a partir
a.da vitória dos romanos sobre a Grécia,
que impuseram sua cultura às regiões conquistadas.
b.da conquista da Grécia pela Macedônia e
da expansão da cultura grega pelo Oriente.
c.da crise das cidades-estado gregas que,
durante o século V a.C., digladiavam-se pelo poder.
d.dos valores democráticos, que se
difundiram a partir do governo de Péricles.
e.do fortalecimento do cristianismo, que
impôs o monoteísmo ao mundo greco-romano.
4. UNESP 2011 O Templo da Concórdia foi
construído no sul da Sicília, no século V a.C., e é um marco da
a. arte românica, caracterizada pelos
arcos de meia volta e pela inspiração religiosa politeísta.
b. arquitetura clássica, imposta pelos
macedônios à ilha no processo de helenização empreendido por Alexandre, o
Grande.
c. arte etrusca, oriunda do norte da
península itálica e desenvolvida no Mediterrâneo durante o período de hegemonia
romana.
d. arte gótica, marcada pela
verticalização das construções e pela sugestão de ascese dos homens ao reino dos
céus.
e. arquitetura dórica, levada à ilha pelos
gregos na expansão e colonização mediterrânea da chamada Magna Grécia.
5. UNESP 2010 A cidade-Estado clássica parece
ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No
caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar
e medir.
(Ciro Flamarion S. Cardoso. A
cidade-Estado antiga,1985.)
Aponte quais eram as características
comuns às cidades-Estados clássicas.
I. Possuíam governo tripartido em
assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens
elegíveis.
II. Os cidadãos podiam participar de forma
direta no processo político.
III. Havia separação entre os órgãos de
governo e de justiça.
a. Apenas a afirmativa III está correta.
b. As afirmativas I e II estão corretas.
c. As afirmativas I e III estão corretas.
d. Apenas a afirmativa II esta correta.
e. As afirmativas I, II e III estão
corretas.
6. FGV 2009 "Quando diminuiu a ameaça
persa, o ódio ao imperialismo ateniense cresceu particularmente entre os
espartanos e seus aliados, que criaram (...) uma força militar terrestre, e se
decidiram pela guerra por sentirem sua independência ameaçada pelo imperialismo
de Atenas. A guerra representou o suicídio da Grécia das pólis
independentes".
(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda,
"Oficina de História - história integrada")
O texto apresenta:
a. as Guerras Médicas.
b. a Guerra de Tróia.
c. a Primeira Guerra Púnica.
d. a Guerra do Peloponeso.
e. a Segunda Diáspora Grega.
7. UNESP 2009 De cidade em cidade, de
civilização em civilização, a ciência viaja com as caravanas de mercadores, os
exércitos invasores e os viajantes solitários. A matemática dos gregos, entre
eles Pitágoras, chegou até nós por meio de Alexandria, cidade egípcia às
margens do Nilo. Ali um grego chamado Euclides, que chegou à cidade no ano 300
a. C., escreveu um dos livros mais copiados e traduzidos de toda a História:
Elementos de Geometria. A história dessa cidade e da "viagem" do
conhecimento grego se confunde com a trajetória dos macedônios.
(Flavio Campos e Renan Garcia Miranda, A
escrita da História)
A respeito dos macedônios. pode-se afirmar
que foram
a. um povo guerreiro, que acabou dominado
pelos exércitos romanos de César e Marco Antônio, após décadas de resistência.
b. grandes matemáticos, que souberam
aplicar seus conhecimentos na construção de algumas das maravilhas da
Antiguidade.
c. precursores da cultura grega; atribui-se
aos seus filósofos e pensadores a criação do pensamento mítico.
d. conquistadores da Grécia, que
expandiram seu império para o Oriente e promoveram o que passou a ser conhecido
como Helenismo.
e. grandes mercadores, responsáveis por
disseminar junto aos gregos os avanços técnicos da arquitetura egípcia.
8. UFPI 2008 As afirmativas a seguir estão
relacionadas com os povos gregos na antiguidade.
1 - Os atenienses criaram a democracia
como forma de governo. Dessa prática política, estavam excluídos de
participação as mulheres, os estrangeiros e os escravos.
2 - Os atenienses construíram no século V
a.C. um vasto império que controlava a Grécia, o Egito, a Palestina e a
Babilônia.
3 - A cidade de Esparta tinha uma
estrutura social rígida e dividia-se em: espartanos, classe privilegiada; os
periecos, que se dedicavam ao comércio e os hilotas, pessoas que assumiam a
função de servos.
4 - Os atenienses, durante as Guerras
Médicas, venceram os espartanos e, em seguida, fizeram a unificação de todas as
cidades-estado gregas.
Estão corretas as afirmativas da
alternativa:
a. 1, 3 e 4
b. 1 e 3
c. 3 e 4
d. 2 e 3
e. 1 e 2
9. ESPM 2007 Sobre a Grécia Antiga,
observe as afirmações a seguir e assinale as corretas:
I. Esparta era uma polis localizada na
península do Peloponeso, na planície da Ática e, seguindo a trajetória de
Atenas, acabou alcançando a democracia.
II. Atenas era uma polis em que a
democracia foi instituída pelas reformas de CIístenes, que garantiram a
participação de todos os cidadãos atenienses, estando excluídos os
estrangeiros, os escravos e as mulheres.
III. A "idade de ouro" de
Atenas, quando a cidade viveu o seu auge econômico, militar, político e
cultural ocorreu sob o governo de CIístenes, em que foi estabelecida a
mistoforia, o que possibilitou maior participação popular na democracia.
IV. Com as Guerras Médicas surgiu a
Confederação de DeIos, uma união militar das cidades-Estado gregas, que sob a
liderança ateniense derrotou os persas.
A. I e II.
b. III e IV.
c. I e IV.
d. II e IV.
e. II e III.
10. UNESP 2015 A partir do século VII
a.C., muitas comunidades nas ilhas, na Grécia continental, nas costas da
Turquia e na Itália construíram grandes templos destinados a deuses
específicos: os deuses de cada cidade.
As construções de templos foram
verdadeiramente monumentais. [...] Tornaram-se as novas moradias dos deuses.
Não eram mais deuses de uma família aristocrática ou de uma etnia, mas de uma
pólis. Eram os deuses da comunidade como um todo. A religião surgiu, assim,
como um fator aglutinador das forças cooperativas da pólis. [...]
A construção monumental foi influenciada
por modelos egípcios e orientais. Sem as proezas de cálculo matemático,
desenvolvidas na Mesopotâmia e no Egito, os grandes monumentos gregos teriam
sido impossíveis.
GUARINELLO, Norberto Luiz. História
antiga, 2013.
Segundo o texto, um papel fundamental da
religião, na Grécia antiga, foi o de
a. estabelecer identidade e vínculos
comunitários e unificar as crenças.
b. eliminar as diferenças étnicas e
sociais e permitir a igualdade social.
c. impedir a persistência do paganismo e
afirmar os valores cristãos.
d. eliminar a integração política, militar
e cultural entre as cidades-estados.
e. valorizar as crenças aristocráticas e
eliminar as formas de culto populares.
11. UFPR 2016 Considere o excerto de poema
espartano do século VII a.C.:
[...] Pois não há homem valente no combate,
se não suportar a vista da carnificina
sangrenta
e não atacar, colocando-se de perto. [...]
É um bem comum para a cidade e todo o povo,
que um homem aguarde, de pés fincados, na
primeira fila,
encarniçado e todo esquecido da fuga
vergonhosa,
expondo a sua vida e ânimo sofredor,
e, aproximando-se, inspire confiança
com suas palavras ao que lhe fica ao lado.
(Tradução de Maria Helena da Rocha
Pereira. In: Hélade: Antologia da Cultura Grega, Coimbra: Faculdade de Letras
da Universidade de Coimbra / Instituto de Estudos Clássicos, 4. ed., 1982.)
Com base nesse excerto, considere as
afirmativas abaixo sobre os valores ressaltados no poema e sobre
características da cidade-Estado de Esparta entre os séculos VII e V a.C.:
1. Esparta e Atenas compartilhavam do
mesmo ideal militar expresso no poema, motivo pelo qual juntaram esforços na
Liga de Delos.
2. O poema expressa os valores esperados
dos soldados espartanos: a coragem, o espírito de combate e a cooperação com o
coletivo.
3. Para sustentar o exército, o Estado
espartano formou a Liga do Peloponeso e distribuiu as terras conquistadas entre
as cidades-Estado aliadas.
4. Esparta manteve uma elite militar,
formada pela educação rígida de suas crianças, que eram controladas pelo Estado
e separadas de suas famílias.
Assinale a alternativa correta.
a. Somente as afirmativas 1 e 3 são
verdadeiras.
b. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são
verdadeiras.
c. Somente as afirmativas 2 e 4 são
verdadeiras.
d. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são
verdadeiras.
e. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são
verdadeiras.
12. FUVEST 2016 O aparecimento da pólis
constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo.
Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim
alcançará todas as suas consequências; a pólis conhecerá etapas múltiplas e
formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os
séculos VIII e VII a.C., marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a
vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja
originalidade será plenamente sentida pelos gregos.
Jean-Pierre Vernant. As origens do
pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 1981. Adaptado.
De acordo com o texto, na Antiguidade, uma
das transformações provocadas pelo surgimento da pólis foi
a. o declínio da oralidade, pois, em seu
território, toda estratégia de comunicação era baseada na escrita e no uso de
imagens.
b. o isolamento progressivo de seus
membros, que preferiam o convívio familiar às relações travadas nos espaços
públicos.
c. a manutenção de instituições políticas
arcaicas, que reproduziam, nela, o poder absoluto de origem divina do monarca.
d. a constituição de espaços de expressão
e discussão, que ampliavam a divulgação das ações e ideias de seus membros.
e. a diversidade linguística e religiosa,
pois sua difusa organização social dificultava a construção de identidades
culturais.
13. UNESP 2016 A cidade tira de seu
império uma parte da honra, da qual todos vós vos gloriais, e que deveis
legitimamente apoiar; não vos esquiveis às provas, se não renunciais também a
buscar as honras; e não penseis que se trata apenas, nesta questão, de ser
escravos em vez de livres: trata-se da perda de um império, e do risco ligado
ao ódio que aí contraístes.
(Péricles apud Pierre Cabanes. Introdução
à história da Antiguidade, 2009.)
O discurso de Péricles, no século V a.C., convoca
os atenienses para lutar na Guerra do Peloponeso e enfatiza
a. a rejeição à escravidão em Atenas e a
defesa do trabalho livre como base de toda sociedade democrática.
b. a defesa da democracia, por Atenas,
diante das ameaças aristocráticas de Roma.
c. a rejeição à tirania como forma de
governo e a celebração da república ateniense.
d. a defesa do poder de Atenas e a sua
disposição de manter-se à frente de uma confederação de cidades.
e. a defesa do território ateniense,
frente à investida militar das tropas cartaginesas.
14. ESPM 2015 Acolhidos com uma
hospitalidade benevolente, não se sentem humilhados por uma discriminação
injuriosa. Excluídos dos direitos políticos e também da propriedade
imobiliária, pagando anualmente uma taxa módica, são eles, de fato no tocante
ao resto, assimilados aos cidadãos sujeitos aos mesmos encargos militares e
fiscais. Exercem as mais variadas profissões liberais, artesanais ou mercantis.
Não há, por assim dizer, um artista, um homem de letras ou de ciência que,
sendo grego e não ateniense, não tenha passado uma parte mais ou menos
importante de sua vida em Atenas.
(Maurice Crouset. O Oriente e a Grécia,
in: História Geral das Civilizações)
A respeito da sociedade ateniense, o texto
deve ser relacionado com:
a. eupátridas;
b. geórgois;
c. hilotas;
d. metecos;
e. periecos.
15. UECE 2015 “Eucrates, filho de
Aristôtimos, do Pireu, fez a moção: Com a boa sorte do Povo de Atenas. Que os
legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o Povo visando implantar a
Tirania, ou juntar-se a conspiradores, ou se alguém atenta contra o Povo de
Atenas ou contra a Democracia, em Atenas, se alguém cometeu algum destes
crimes, quem o matar estará livre do processo(...).”
Lei Ateniense contra a Tirania, 337-6 a.C.
FUNARI, P.P.A. Antiguidade Clássica: a história e a cultura a partir dos
documentos. Campinas: Editora Unicamp, 2003. p.90.
A Lei Ateniense de 337-6 a.C contra a
Tirania. insere-se na
a. fase em que as cidades gregas
reforçavam sua autonomia e poder.
b. passagem da cidade independente para o
estado imperial helenístico.
c. busca ansiosa de consolidar o legítimo
poder do soberano.
d. conciliação das poleis gregas no
decorrer do quarto século a.C.
16. UFPR 2015 Considere o texto abaixo:
“O surgimento das moedas liga-se (...) a
três transformações culturais notáveis da Grécia nos idos do século VII a.C.
(...): o desenvolvimento da pólis (...) e da vida política (...), a
complexificação crescente das trocas comerciais (...) [e] a alfabetização.”
FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade Clássica:
a História e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora da Unicamp,
1995, p. 50.
A partir do excerto acima e dos
conhecimentos sobre a Grécia antiga, assinale a alternativa que relaciona
corretamente a pólis, a expansão grega e o desenvolvimento das moedas.
a. A pólis desenvolveu-se como uma
cidade fortificada, caracterizando a ocupação da Magna Grécia por Esparta. A
expansão grega ocorre devido à insuficiência de escravos nas cidades-Estado.
Nas guerras realizadas no Mediterrâneo, milhares de prisioneiros foram feitos
escravos e vendidos nas colônias gregas, o que intensificou a circulação de
moedas.
b. A pólis era um tipo específico de
organização social encontrada em Atenas e Esparta. No período em questão, essas
duas cidades-Estado rivalizaram-se na expansão territorial, gerando a Guerra do
Peloponeso. Ao final deste conflito, os atenienses derrotados fundaram colônias
em regiões do Mediterrâneo e do mar Negro, aumentando a circulação de moedas.
c. A pólis surgiu como solução para os
conflitos entre Esparta e Atenas pelo domínio do restante da Grécia,
constituindo-se como cidade autônoma fortificada, cujo isolamento a protegia de
agressões. Isso permitiu a expansão comercial marítima de Atenas pelo
Mediterrâneo, levando à formação de colônias e ao aumento da circulação de
moedas nas trocas comerciais.
d. A pólis era um tipo de cidade-Estado
que se desenvolveu em decorrência da expansão comercial grega, ocasionando a
fundação de colônias na Magna Grécia. Por conta de seu caráter autônomo,
algumas cidades-Estado uniram-se na Liga de Delos para conquistar territórios
no Mediterrâneo, gerando aumento na atividade comercial grega e o uso de moedas.
e. A pólis foi a principal forma de
organização social na Grécia, constituindo-se em cidades autônomas com governos
e leis próprias. No século VII a.C., com o aumento demográfico e a concentração
latifundiária, houve a expansão grega para regiões do Mediterrâneo e do mar
Negro, causando intensa circulação de moedas para o comércio marítimo e
terrestre.
17. UCS 2015 Sobre a escravidão na Grécia
antiga, é correto afirmar que
I. a mão de obra escrava era a base da
economia grega e o critério adotado para determinar quem seria escravizado era
o racial. Os escravos eram provenientes da África (negros) ou da Ásia
(amarelos).
II. o uso de escravos em Atenas tinha
certa importância social, na medida em que concedia mais tempo para que os
homens livres pudessem participar das assembleias, dos debates políticos,
filosofar e produzir obras de arte.
III. os escravos, em Esparta, cidade
voltada para as guerras, eram chamados de hilotas, pertenciam ao Estado e
trabalhavam para os esparciatas – uma minoria que participava das decisões
políticas e administrativas e se dedicava única e exclusivamente à política e à
guerra.
Das proposições acima,
a. apenas I está correta.
b. apenas II está correta.
c. apenas I e II estão corretas.
d. I, II e III estão corretas.
e. apenas II e III estão corretas.
18. UEG 2015 Como resultado das campanhas
militares de Alexandre (Magno), surgiu a cultura helenística. Houve influência
da cultura oriental sobre a grega, porém não se deve superestimar a importância
dessa influência. Na realidade, os caracteres da cultura grega sempre foram
dominantes.
ORDOÑEZ, Marlene; QUEVEDO, Júlio.
Horizontes da História. São Paulo: IBEP, 2005. p. 41.
Essa hegemonia da cultura helênica
verificou-se, sobretudo no Ocidente, sendo justificada pelo fato de que
a. os persas logo revelariam pretensões
imperialistas, sendo liderados por Xerxes numa grande campanha militar contra
os gregos.
b. os habitantes de Alexandria, a capital
do Império de Alexandre, se recusavam a admitir a presença de estrangeiros em
suas fronteiras.
c. os orientais, mesmo tendo se integrado
ao império de Alexandre, continuaram sendo considerados bárbaros pelos gregos.
d. os gregos mantinham forte resistência à
liderança de Alexandre Magno, por ele não ser grego de origem, já que nascera
na Macedônia.
19. ENEM 2015 O que implica o sistema da
pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros
instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão,
a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como
do jogo político.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento
grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado).
Na configuração política da democracia
grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função
a. agregar os cidadãos em torno de reis
que governavam em prol da cidade.
b. permitir aos homens livres o acesso às
decisões do Estado expostas por seus magistrados.
c. reunir os exercícios para decidir em
assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.
d. constituir o lugar onde o corpo de
cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
e. congregar a comunidade para eleger
representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.
20. UECE 2014 “Todas as pessoas
frequentavam o mercado e o teatro. Já a assembleia era reservada apenas aos que
eram cidadãos – ou seja, homens livres descendentes de pessoas nascidas na
cidade. O conselho e os tribunais eram reservados aos eleitos para suas
funções, embora todo cidadão pudesse sê-lo. O estádio era frequentado por
homens adultos e jovens com mais de doze anos que tivessem tempo livre para
praticar esportes. Todos esses lugares ficavam na parte baixa da cidade, a
ágora.”
VAN ACKER, Maria Teresa. Grécia: a vida
cotidiana na cidade-Estado. São Paulo, Atual, 1994, p. 17.
De acordo com o excerto acima, assinale V
(verdadeiro) ou F (falso) para o que se afirma nos itens a seguir.
( ) Na sociedade
grega, todos os espaços da cidade-Estado – Pólis – eram de livre acesso a todos
os seus cidadãos, não havendo restrição de participação deles nas instituições
públicas.
( ) Apesar da
proibição de frequentar o estádio, às mulheres era permitido participar da
assembleia, do conselho e dos tribunais.
( ) O direito à
cidadania era excludente, pois impedia que estrangeiros e seus descendentes,
além das mulheres e escravos, participassem dos espaços de decisão da Pólis.
( ) Somente aos
cidadãos era permitido usufruir das diversões, como ir ao estádio praticar
esportes e assistir a espetáculos no teatro.
Está correta, de cima para baixo, a
seguinte sequência:
a. V –
V – F – F.
b .F –
V – F – V.
c. F –
V – V – F.
d. V –
F – V – F.
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