Novo Horizonte do Sul

23/05/2017

MÉTODO EXPERIMENTAL

1.  Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e na manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:

a) a experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira;
b) a experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas de método científico adequadamente;
c) o estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados;
d) a experiência não foi correta por que a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.
e) a experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.

2. O tema “Teoria da Evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é:

a) uma ideia apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles;
b) sinônimo de lei científica, que descreve regularidade de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles;
c) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental;
d) uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano;
e) uma ideia apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

3.  Por volta do século XV, com o Movimento Renascentista, surgiu a Filosofia Moderna como rompimento à Filosofia Clássica. Ora, a Filosofia Moderna refletia sobre os seguintes temas, com EXCEÇÃO de:

a) Questões do conhecimento
b) Questões da Mitologia Grega 
c) Questões da razão
d) Questões da experiência

4.  O Racionalismo trata de questões relacionadas ao raciocínio lógico, ao mundo da representação, ao mundo das idéias. Sabemos que o Empirismo é uma corrente filosófica oposta ao Racionalismo. Os tópicos abaixo são ou não questões tratadas pelo Empirismo.

Reflita as questões abaixo, e depois marque a alternativa CORRETA:

I – ao sentido
II – à experiência humana
III – ao mundo concreto
IV – à história
a) As alternativas I e II são tratadas pelo Empirismo, as alternativas III e IV não são.
b) As alternativas I e III são tratadas pelo Empirismo, as alternativas II e IV não são.
c) A alternativa I é tratada pelo Empirismo, as alternativas II, III e IV não são.
d) Todas as alternativas estão corretas.
5. A imprensa dera um passo importante na propagação do conhecimento a partir de Gutenberg. A invenção da bússola motivou navegantes a avançarem cada vez mais em suas descobertas marítimas, derrubando crenças nunca antes questionadas. Uma Nova Era estava sendo construída.  A essa época de grandes mudanças universais denominamos de Renascença podemos afirmar que foi:

a) Transição do pensamento grego para teocentrico e medieval..
b) Transição do Capitalismo para o Comunismo
c) O fim do feudalismo e inicio da formação das cidades-estados (polis)
d) Pensamento humano em caminho de libertação das crenças cristãs medievais

6. João Locke é um pensador que nos proporciona uma teoria do conhecimento bastante interessante e diversa de Descartes o Empirismo que na Europa do século XVII, estava crescendo cada vez mais. Locke assume o Empirismo como forma válida de atingir o conhecimento. Para ele, o Empirismo é o fundamento de como aprendemos o que sabemos. Os nossos conhecimentos (idéias) derivam da experiência. Julgue os itens Para John Locke, filósofo político inglês, os direitos naturais do homem eram:

a)Família, propriedade e religião.
c)Propriedade, servidão e família
b)Vida, liberdade e propriedade.
d )Liberdade, fé e propriedade.
7. ENEM 2013  Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Scientia e Studia. São Paulo, v. 2 n. 4, 2004 (adaptado).

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:

a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
c) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
d) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
e) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.

8. UNICAMP 2014 A dúvida é uma atitude que contribui para o surgimento do pensamento filosófico moderno. Neste comportamento, a verdade é atingida através da supressão provisória de todo conhecimento, que passa a ser considerado como mera opinião. A dúvida metódica aguça o espírito crítico próprio da Filosofia.
(Adaptado de Gerd A. Bornheim, Introdução ao filosofar. Porto Alegre: Editora Globo, 1970, p. 11.)

A partir do texto, é correto afirmar que:

a) A Filosofia estabelece que opinião, conhecimento e verdade são conceitos equivalentes.
b) A dúvida é necessária para o pensamento filosófico, por ser espontânea e dispensar o rigor metodológico.
c) A dúvida, o questionamento rigoroso e o espírito crítico são fundamentos do pensamento filosófico moderno.
d) O espírito crítico é uma característica da Filosofia e surge quando opiniões e verdades são coincidentes.

9. ENEM 2013 Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:

a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
c) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
d) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.
e) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.

10. ENEM 2015 Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.
HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.
Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que

a) o espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível.
b) as ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.
c) os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória.
d) os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação.

e) as ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.

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