1. Um estudante decidiu testar os resultados da
falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou
então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na
vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair.
Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e na
manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:
a) a experiência
obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode
não ser verdadeira;
b) a experiência foi
correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas de método científico
adequadamente;
c) o estudante não
fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos
especializados;
d) a experiência não
foi correta por que a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de
ser testada experimentalmente.
e) a experiência não
foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.
2. O tema
“Teoria da Evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos
da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos
últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria, que, no entanto, tem
significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência,
teoria é:
a) uma ideia apoiada
pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais
relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles;
b) sinônimo de lei
científica, que descreve regularidade de fenômenos naturais, mas não permite
fazer previsões sobre eles;
c) sinônimo de
hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental;
d) uma ideia sem
base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos
do cotidiano;
e) uma ideia apoiada
pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é
considerada uma verdade incontestável.
3. Por volta do século XV, com o Movimento
Renascentista, surgiu a Filosofia Moderna como rompimento à Filosofia Clássica.
Ora, a Filosofia Moderna refletia sobre os seguintes temas, com EXCEÇÃO de:
a) Questões do
conhecimento
b) Questões da
Mitologia Grega
c) Questões da razão
d) Questões da
experiência
4. O Racionalismo trata de questões relacionadas
ao raciocínio lógico, ao mundo da representação, ao mundo das idéias. Sabemos
que o Empirismo é uma corrente filosófica oposta ao Racionalismo. Os tópicos
abaixo são ou não questões tratadas pelo Empirismo.
Reflita as questões
abaixo, e depois marque a alternativa CORRETA:
I – ao sentido
II – à experiência
humana
III – ao mundo
concreto
IV – à história
a) As alternativas I
e II são tratadas pelo Empirismo, as alternativas III e IV não são.
b) As alternativas I
e III são tratadas pelo Empirismo, as alternativas II e IV não são.
c) A alternativa I é
tratada pelo Empirismo, as alternativas II, III e IV não são.
d) Todas as
alternativas estão corretas.
5. A
imprensa dera um passo importante na propagação do conhecimento a partir de Gutenberg.
A invenção da bússola motivou navegantes a avançarem cada vez mais em suas descobertas
marítimas, derrubando crenças nunca antes questionadas. Uma Nova Era estava
sendo construída. A essa época de
grandes mudanças universais denominamos de Renascença podemos afirmar que foi:
a) Transição do
pensamento grego para teocentrico e medieval..
b) Transição do
Capitalismo para o Comunismo
c) O fim do
feudalismo e inicio da formação das cidades-estados (polis)
d) Pensamento humano
em caminho de libertação das crenças cristãs medievais
6. João
Locke é um pensador que nos proporciona uma teoria do conhecimento bastante
interessante e diversa de Descartes o Empirismo que na Europa do século XVII,
estava crescendo cada vez mais. Locke assume o Empirismo como forma válida de
atingir o conhecimento. Para ele, o Empirismo é o fundamento de como aprendemos
o que sabemos. Os nossos conhecimentos (idéias) derivam da experiência. Julgue
os itens Para John Locke, filósofo político inglês, os direitos naturais do
homem eram:
a)Família,
propriedade e religião.
c)Propriedade, servidão
e família
b)Vida, liberdade e
propriedade.
d )Liberdade, fé e
propriedade.
7. ENEM
2013 Os produtos e seu consumo
constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi
proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o
homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em
programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo
Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”,
mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e
culturalmente.
CUPANI, A. A
tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Scientia e Studia. São
Paulo, v. 2 n. 4, 2004 (adaptado).
Autores da filosofia
moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a
ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da
natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:
a) expor a essência
da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
b) oferecer a última
palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da
filosofia.
c) explicitar as
leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos
e religiosos.
d) explicar a
dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates
acadêmicos.
e) ser a expressão
da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
8. UNICAMP
2014 A dúvida é uma atitude que contribui para o surgimento do pensamento
filosófico moderno. Neste comportamento, a verdade é atingida através da
supressão provisória de todo conhecimento, que passa a ser considerado como
mera opinião. A dúvida metódica aguça o espírito crítico próprio da Filosofia.
(Adaptado de Gerd A.
Bornheim, Introdução ao filosofar. Porto Alegre: Editora Globo, 1970, p. 11.)
A partir do texto, é
correto afirmar que:
a) A Filosofia
estabelece que opinião, conhecimento e verdade são conceitos equivalentes.
b) A dúvida é
necessária para o pensamento filosófico, por ser espontânea e dispensar o rigor
metodológico.
c) A dúvida, o
questionamento rigoroso e o espírito crítico são fundamentos do pensamento
filosófico moderno.
d) O espírito
crítico é uma característica da Filosofia e surge quando opiniões e verdades
são coincidentes.
9. ENEM 2013
Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento
tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade,
como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa
expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e
Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de
um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de
enriquecer sua vida, física e culturalmente.
CUPANI, A. A
tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Scientiae Studia. São
Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).
Autores da filosofia
moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a
ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da
natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em:
a) expor a essência
da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
b) oferecer a última
palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da
filosofia.
c) explicitar as
leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos
e religiosos.
d) explicar a
dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates
acadêmicos.
e) ser a expressão
da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
10. ENEM
2015 Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de
compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os
sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos
mais do que juntar duas ideias consistentes, ouro e montanha, que já
conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de
conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a
isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar.
HUME, D.
Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.
Hume estabelece um
vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que
a) o espírito é
capaz de classificar os dados da percepção sensível.
b) as ideias fracas
resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.
c) os sentimentos
ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória.
d) os conteúdos das
ideias no intelecto têm origem na sensação.
e) as ideias têm
como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.
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