Novo Horizonte do Sul

28/05/2017

ARISTÓTELES


De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, Aristóteles (384-322 a.C.) foi o que mais influenciou a civilização ocidental. Até hoje o modo de pensar e produzir conhecimento deve muito ao filósofo. Foi ele o fundador da ciência que ficaria conhecida como lógica e suas conclusões nessa área não tiveram

HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA


A África é um continente com rica diversidade cultural. Além disso, a sua história tem forte ligação com a história do nosso país. Afinal, muitos africanos desembarcaram por aqui durante a escravidão, entre os séculos XVI e XIX, trazendo junto às suas danças, culinária, rituais religiosos e costumes. Estes

BLOCOS ECONÕMICOS


Os blocos econômicos são associações criadas entre os países, a fim de estabelecer relações econômicas entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias que estão sempre buscando o crescimento. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado mundial para aguentar o ritmo acelerado dos países.

LIBERALISMO ECONÔMICO

Novo modelo econômico 
Foto: www.resumoescolar.com.br

O liberalismo econômico ocorreu durante o fim do século XVIII e no início do século XIX, em função da crise do mercantilismo e o colapso do absolutismo.
A população já não aguentava mais os reis cobrando altos impostos e com isso chegou-se ao fim do absolutismo regional em alguns grandes centros da Europa.

RELIGIÃO E MITOLOGIA NA GRÉCIA

Deuses do Olmpo

Mitologia grega
Na antiguidade o ser humano não conseguia explicar a natureza e os fenômenos naturais, então dava nomes ao que não podia explicar e passava a considerar os fenômenos como deuses, o trovão inspirava um deus, a chuva outro, o céu era um deus pai e a terra uma deusa mãe e demais seres seus filhos, entre outras narrativas, assim surgindo os Deuses.

27/05/2017

EMPREGO E DESEMPREGO


Ter um emprego não só constitui o principal recurso com que conta a maioria das pessoas para suprir suas necessidades materiais como também lhes permite plena integração social. Por isso, a maior parte dos países reconhece o direito ao trabalho como um dos direitos fundamentais dos cidadãos.

O MITO DO HOMEM CORDIAL: A história do ódio no Brasil

Será que somos um bando de gente pacífica cercado por pessoas violentas?
Por Fred Di Giacomo

“Achamos que somos um bando de gente pacífica cercados por pessoas violentas”. A frase que bem define o brasileiro e o ódio no qual estamos imersos é do historiador Leandro Karnal. A ideia de que nós, nossas famílias ou

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO


Produção de conhecimento
  Os seres humanos sempre buscaram formas de compreender os fenômenos que ocorrem em seu dia a dia, de modo a procurar soluções para os problemas existentes., a partir do século XVIII, com a contestação às explicações religiosas que até então garantiam a aceitação do poder dos monarcas e da instituição da servidão, passou-se a considerar os fenômenos sociais como produtos da ação humana

A PENA DE MORTE NO BRASIL


Há poucos dias li nos jornais que a União Européia lamentou, de forma oficial, a milésima execução de uma pena de morte nos Estados Unidos desde o retorno deste tipo de punição, em 1976.
Peguei uma calculadora e fiz algumas contas. Foram mil execuções em uns 33 anos. Isto dá umas 30 por ano.

MÉTODO EXPERIMENTAL: BACON, DESCARTES, GALILEU e NEWTON.

O método científico pode variar de acordo com a ciência, mas o que é atualmente usado, principalmente pelas ciências da natureza, foi derivado do trabalho de vários filósofos, como Francis Bacon e René Descartes, e de cientistas como Galileu Galilei, Isaac Newton entre outros, que com suas contribuições foram decisivos para a estruturação daquilo que chamamos hoje de ciência moderna.
 Em seus estudos e pesquisas, estiveram sempre preocupados em construir um método, o mais adequado possível, para o entendimento da realidade, método este que fosse pautado na racionalidade.
Francis Bacon

25/05/2017

REVOLUÇÃO DE 1930

Resumo - Revolução de 1930: O que foi, contexto histórico, Golpe e Conclusão  

O que foi

Foi um movimento de revolta armado, ocorrido no Brasil em 1930, que tirou do poder, através de um Golpe de Estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da República.

23/05/2017

ANTIGUIDADE CLÁSSICA - GRÉCIA

1. ESPM 2013 (...) A batalha de Maratona foi longa e cheia de peripécias. Os bárbaros conseguiram desbaratar as fileiras do centro do exército ateniense, pondo em fuga os remanescentes; mas as duas alas compostas de atenienses e plateus atacaram as forças adversárias que haviam rompido o centro do exército, impondo-lhes uma derrota irreparável. Vendo-as fugir lançaram-se em sua perseguição, matando e esquartejando quantos encontraram pela frente, até a beira mar, onde se apoderaram de alguns dos navios inimigos.
(Heródoto. História)

TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

1) (UFPB – 2013) Em relação a chamada Terceira Revolução Industrial, identifique os aspectos que a caracterizam:

I.     Automação do processo produtivo e desconcentração espacial da produção.
II.    Uso da Inteligência Artificial e possibilidade de gerenciamento central da produção em diversas partes do mundo.
III.  Substituição de combustíveis nucleares e desenvolvimento sustentável.
IV.  Aumento dos impactos ambientais e planetarização do risco ecológico.

GLOBALIZAÇÃO


1. “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.

Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:

PRODUÇÃO

1. ENEM 2014 Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

MÉTODO EXPERIMENTAL

1.  Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e na manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:

DESIGUALDADE

Desigualdade

1. UEL 2008 Analise a tabela a seguir:

VERDADE

Verdade
1. UNESP 2012 Regulamentação publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Município do Rio, determina que as crianças e adolescentes apreendidos nas chamadas cracolândias fiquem internados para tratamento médico, mesmo contra a vontade deles ou dos familiares. Os jovens, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), só receberão alta quando estiverem livres do vício. A “internação compulsória” vale somente para aqueles que, na avaliação de um especialista, estiverem com dependência química. Ainda de acordo com a resolução, todas as crianças e adolescentes que forem acolhidos à noite, “independente de estarem ou não sob a influência do uso de drogas”, não poderão sair do abrigo até o dia seguinte.(www.estadao.com.br, 30.05.2012. Adaptado.)

PLATÃO

1. UEPA 2015 Leia o texto para responder à questão. Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem o seu caráter insuficiente.
(Citado por: CHATELET, F. História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)

TRABALHO

1. ENEM 2014

Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.