Novo Horizonte do Sul

11/06/2017

TRABALHO ESCOLAR

DICAS

Ao realizar um trabalho escolar faz-se necessário a organização das idéias para não deixar o trabalho confuso, abaixo apresentaremos algumas dicas para você elaborar um trabalho da melhor maneira possível.


Quando você tiver o tema de seu trabalho definido, antes de tudo faça uma pesquisa em diversas fontes: internet, livros, revistas, jornais entre outras, lembre-se fontes confiáveis ou  aquela indicadas pelo seu professor (a) e anote sempre a fonte de onde retirou as informações.

Depois que você já possuir uma boa quantidade de materiais, comece a ler, destaque as informações principais, assim que obteve a compreensão, é o momento para começar a escrever, escreva um texto com suas próprias palavras.

Após a conclusão do texto, pensando na qualidade e em uma boa nota, vamos à organização e montagem do trabalho com as seguintes estruturas básicas:

1. Capa
2. Folha de rosto
3. Sumario
4. Introdução
5. Desenvolvimento
6. Conclusão
7. Referencias bibliográficas

A seguir uma breve definição de cada parte:

CAPA
A capa é a proteção externa de seu trabalho escolar, geralmente contém os seguintes elementos: NOME DA ESCOLA escrito a uma margem de 3,5cm da borda superior do papel, NOME DO ALUNO OU ALUNOS (caso seja um trabalho em grupo) escrito abaixo do nome da escola, número e série, TÍTULO DO TRABALHO situado no centro ou um pouco acima do centro da folha, escrito em letras maiúsculas, NOME DA CIDADE E ANO centralizado a uma margem de 2,5 cm da borda inferior. Lembre-se Uma capa bem feita valoriza muito o trabalho.

FOLHA DE ROSTO
É a folha que vem logo após a capa, contém geralmente os seguintes elementos: que são praticamente os mesmos da capa acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, turno, turma enumero) e da nota de apresentação, a qual pode ser redigida assim: Trabalho individual ou em equipe (conforme o caso) apresentado à disciplina de (nome da disciplina), sob orientação do Professor (nome do professor), para obtenção de nota relativa ao bimestre (nome do bimestre).

SUMÁRIO OU ÍNDICE
É o esquema com a relação das divisões que compõem o trabalho com os respectivos números da paginação das folhas em que se encontram distribuídos os textos.

INTRODUÇÃO
É a primeira parte do desenvolvimento do trabalho, apresentando uma visão preliminar do assunto, ou seja, você vai explicar rapidamente uma visão geral do que se trata o trabalho,  o que você pretende com ele,   bem como fornecer alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras.

DESENVOLVIMENTO
É parte mais importante do trabalho, é o trabalho propriamente dito, é onde você vai colocar toda sua pesquisa e informações sobre seu trabalho, desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, levantando problemas, apresentando  soluções , observe a coerência, ou seja, que o texto tenha começo, meio e fim, procure colocar as informações de uma maneira organizada, há varias maneira de começar o desenvolvimento, tudo depende do assunto.

CONCLUSÃO
É a interpretação dos argumentos mencionados no desenvolvimento do trabalho, não admite nenhuma idéia, fato ou argumento novo, é onde você vai colocar as ideias finais do trabalho, tudo o que você aprendeu sobre o tema escrevendo seu ponto de vista sobre o assunto ou as conclusões que tirou com a pesquisa realizada deve ser breve, exata, concisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
É a relação de todas as publicações que foram consultas e das quais retirou alguma coisa para elaboração do trabalho, ou seja, os materiais que foram usados na pesquisa (sites, livros, revistas, jornal, apostila entre outros). Daí a importância de logo no inicio do trabalho começar a anotação dos nomes de todas as fontes utilizadas.

DICAS PARA APRESENTAÇÃO
Tipo de papel – usar folha (A4);
Fonte arial ou times new roman ( 12). Os títulos letras maiúsculas (14) e negritas
Margens esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2cm;
Parágrafo – 2 cm da margem esquerda;
Escrita digitação cor preta e somente um lado da folha;
Paginação as folhas devem ser contadas progressivamente, a numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita;
Espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
Sumário a uma margem de 5 cm a partir da borda superior da folha e centralizado.
Atenção: Tome muito cuidado com a ortografia, na hora de redigir o trabalho.

Aqui são apenas dicas, como conselho, peço a você aluno para que nunca se esqueça de que no tocante à organização e formatação de seus trabalhos escolares siga sempre as orientações de seus professores, afinal serão  eles que avaliaram e darão a nota final de  seu trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário