DICAS
Ao realizar um trabalho escolar faz-se necessário a organização das idéias para
não deixar o trabalho confuso, abaixo apresentaremos algumas dicas para você
elaborar um trabalho da melhor maneira possível.
Quando
você tiver o tema de seu trabalho definido, antes de tudo faça uma pesquisa em
diversas fontes: internet, livros, revistas, jornais entre outras, lembre-se
fontes confiáveis ou aquela indicadas
pelo seu professor (a) e anote sempre a fonte de onde retirou as informações.
Depois
que você já possuir uma boa quantidade de materiais, comece a ler, destaque as informações
principais, assim que obteve a compreensão, é o momento para começar a
escrever, escreva um texto com suas próprias palavras.
Após
a conclusão do texto, pensando na qualidade e em uma boa nota, vamos à organização
e montagem do trabalho com as seguintes estruturas básicas:
1. Capa
2. Folha
de rosto
3. Sumario
4. Introdução
5. Desenvolvimento
6. Conclusão
7. Referencias
bibliográficas
A seguir
uma breve definição de cada parte:
CAPA
A
capa é a proteção externa de seu trabalho escolar, geralmente contém os seguintes
elementos: NOME DA ESCOLA escrito a
uma margem de 3,5cm da borda superior do papel, NOME DO ALUNO OU ALUNOS (caso
seja um trabalho em grupo) escrito abaixo do nome da escola, número e série, TÍTULO DO TRABALHO situado no centro ou
um pouco acima do centro da folha, escrito em letras maiúsculas, NOME DA CIDADE E ANO centralizado a uma
margem de 2,5 cm da borda inferior. Lembre-se Uma capa bem feita valoriza muito
o trabalho.
FOLHA DE ROSTO
É a folha que vem logo após a capa, contém geralmente
os seguintes elementos: que são praticamente os mesmos da capa acrescidos da
identificação estudantil do autor ou autores (curso, turno, turma enumero) e da
nota de apresentação, a qual pode ser redigida assim: Trabalho individual ou em
equipe (conforme o caso) apresentado à disciplina de (nome da disciplina), sob
orientação do Professor (nome do professor), para obtenção de nota relativa ao
bimestre (nome do bimestre).
SUMÁRIO OU ÍNDICE
É
o esquema com a relação das divisões que compõem o trabalho com os respectivos números
da paginação das folhas em que se encontram distribuídos os textos.
INTRODUÇÃO
É
a primeira parte do desenvolvimento do trabalho, apresentando uma visão
preliminar do assunto, ou seja, você vai explicar rapidamente uma visão geral
do que se trata o trabalho, o que você
pretende com ele, bem como fornecer
alguns detalhes da sua elaboração, de como a pesquisa foi feita, entre outras.
DESENVOLVIMENTO
É
parte mais importante do trabalho, é o trabalho propriamente dito, é onde você vai
colocar toda sua pesquisa e informações sobre seu trabalho, desenvolva um texto
claro e objetivo, explicando o assunto abordado, levantando problemas,
apresentando soluções , observe a
coerência, ou seja, que o texto tenha começo, meio e fim, procure colocar as
informações de uma maneira organizada, há varias maneira de começar o
desenvolvimento, tudo depende do assunto.
CONCLUSÃO
É
a interpretação dos argumentos mencionados no desenvolvimento do trabalho, não
admite nenhuma idéia, fato ou argumento novo, é onde você vai colocar as ideias
finais do trabalho, tudo o que você aprendeu sobre o tema escrevendo seu ponto
de vista sobre o assunto ou as conclusões que tirou com a pesquisa realizada deve
ser breve, exata, concisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
É
a relação de todas as publicações que foram consultas e das quais retirou
alguma coisa para elaboração do trabalho, ou seja, os materiais que foram
usados na pesquisa (sites, livros, revistas, jornal, apostila entre outros). Daí a importância de logo no inicio do
trabalho começar a anotação dos nomes de todas as fontes utilizadas.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO
Tipo
de papel – usar folha (A4);
Fonte
arial ou times new roman ( 12). Os títulos letras maiúsculas (14) e negritas
Margens
esquerda de 3 cm, direita de 2 cm, superior de 3 cm e inferior de 2cm;
Parágrafo
– 2 cm da margem esquerda;
Escrita
digitação cor preta e somente um lado da folha;
Paginação
as folhas devem ser contadas progressivamente, a numeração é colocada a partir
da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado
à direita;
Espaçamento
– todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
Sumário
a uma margem de 5 cm a partir da borda superior da folha e centralizado.
Atenção:
Tome muito cuidado com a ortografia, na hora de redigir o trabalho.
Aqui
são apenas dicas, como conselho, peço a você aluno para que nunca se esqueça de
que no tocante à organização e formatação de seus trabalhos escolares siga
sempre as orientações de seus professores, afinal serão eles que avaliaram e darão a nota final de seu trabalho
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